Passo a passo
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![Enigma do luto parte 1 arandar](https://img4.wikia.nocookie.net/__cb20120910123434/runescape/pt/images/thumb/f/f5/Enigma_do_luto_parte_1_arandar.jpg/400px-Enigma_do_luto_parte_1_arandar.jpg)
- Inicialmente o caminho mais rápido e simples para chegar a Isafdar é indo para Ardonha, e seguir para a passagem de Arandar, por lá você deve seguir o caminho em direção ao sul e você no local de início da missão.
Nota: Se você ainda não tem o Barril de piche, vá mais ao sul e encha um barril com piche para usar mais adiante na missão.
- Quando chegar no local marcado, (caso não tenha ninguém, espere cerca de 5 minutos, pois Eluned e Islwyn os Elfos Nomades chegarão após um tempo). Quando chegarem fale com Eluned, ela dirá que Arianwyn deseja ter uma reunião com você em Lletya, ela lhe oferecerá 1 teleporte para Lletya, aceite e você será teleportado.
- Quando chegar lá, Eluned lhe entregará um cristal de teleporte, que servirá para voltar a Lletya com rapidez apenas usando para lhe teleportar, mas lembre-se que ele possui somente 4 cargas.
Nota: Para renovar as cargas, você deve falar com Eluned novamente, e pagar 850 moedas para ela renovar o cristal, com o tempo o custo vai caindo. Você pode encontra-lá no mesmo lugar que começou a missão. Caso deseje obter mais sementes de cristal, os elfos de Lletya largam elas na morte.
- Fale com Arianwyn em Lletya, ele lhe dirá que existe um enorme número de lamentadores que estão atravessando a passagem para Arandar, e lhe dirá que eles na verdade são elfos e pedirá para te infiltrares entre os lamentadores e descobrir seus planos.
Obtendo o disfarçe
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- Itens necessários: 1 balde de água, 2 Seda, 1 Pele de urso, 7 espaços na mochila e semente de cristal.
Use o banco de Lletya e pegue além dos itens citados uma poção antiveneno, restauradoura (se quiser) e alguma arma bem potente para não ter tantas dificuldades. Não é necessário armadura ou comida, porém traga se quiser.
- Vá para a Passagem de Arandar (sudoeste do Forte dos gnomos Arborícolas), ou vá andando de Lletya até a passagem (não recomendado para jogadores inseguros pois possui muitas armadilhas e lobos agressivos). Passe pelo portão portão enorme e procure por um Lamentador de nível 11.
Tente matar-lo em 1 só golpe. Se não conseguir, ele lhe jogará uma poção e reduzirá todas as suas estatísticas de combate para o nível 20 (inclusive pontos de oração e pontos vitais para 200). Não tente recuperar sua vida com qual quer tipo de comida, pois ele jogará outra poção. Após derrotar-lo poderá tomar poções restauradoras e recuperar sua vida a vontade. (não será necessário, pois não correrá mais risco daqui em diante).
- Mate o Lamentador e colete suas roupas e uma carta de Lamentador. Agora siga para Taverley (é recomendável usar o teleporte da Magnetita), e procure Tegid que está ao sul da loja de evocação, ele estará lavando roupas.
- Fale com ele, e pergunte se ele sabe remover manchas de sangue, ele falará que seu sabonete pode fazer isto, mas se recusa a lhe emprestar. Vasculhe o cesto de roupas suja ao lado de Tegid, e furte o sabão de Tegid e use-o na túnica com sangue que virará uma túnica de lamentador limpa.
- Teleporte usando o cristal de teleporte de volta a Lletya, e vá para a loja de roupas a norte da cidade, fale com Orowen e pergunte-a se ela conserta roupas, ela dirá que pode, então você entregará automaticamente os itens necessários (2 sedas e 1 pêlo de urso) caso os tenha na mochila.
- Ela falará que só falta entregar as calças, use as calças de lamentador em Orowen e depois de alguns minutos (cerca de 2 minutos), fale com ela novamente e ela lhe entregará as calças consertadas.
- Enquanto espera este tempinho, vá ao banco de Llelyta e deposite os itens desnecessários, inclusíve toda a sua amadura. Volte a Orowen e compre com ela Vários corantes Azuis, Vermelhos, Verdes e Amarelos! - Talves você não precise disso tudo, mas compre e guarde no banco para casos de extrema necessidade futura.
Infiltrando-se entre os Lamentadores
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Itens necessários: Carta de Lamentador, toda a roupa do lamentador (equipada), 2 crocantes de sapo, couro (normal) e lenha mágica.
- Teleporte-se para Ardonha e deixe sua armadura no banco, não se esqueça de deixar as armas, colares e auras também, pois na próxima parte não serão permitidos equipamentos de combate de nenhum tipo, inclusive machados, picaretas, cajados, colares, amuletos, anéis ou qualquer objeto que possa ser equipado, tenha em atenção que o equipamento de lamentador será obrigatório nessa parte.
NOTA Você terá que ficar equipado deste jeito até o final da missão para entrar no esconderijo dos lamentadores; e ao final da missão GUARDE esta roupa pois precisará usar novamente nas outras 2 missões de continuação da história.
- Pegue também os itens listados e algum método de teleporte para as Colinas de Feldip, seja um anel das fadas ou pelo anel do duelo para Guerra das cidatelas.
![O enigma do luto - Parte I lamentador chefe](https://img2.wikia.nocookie.net/__cb20120506103726/runescape/pt/images/thumb/5/58/O_enigma_do_luto_-_Parte_I_lamentador_chefe.png/180px-O_enigma_do_luto_-_Parte_I_lamentador_chefe.png)
Localização da casa do Lamentador chefe.
- Siga para Ardonha Ocidental e entre no esconderijo pela porta de entrada e entre no alçapão que está na mesma sala que a escada.
- Descendo o alçapão, você entrará numa espécie de masmorra, vá um pouco para o sul e fale com o lamentador chefe. Ele irá pegar a sua carta de recomendação (um dos largados do lamentador nível 11) e lhe aceitará nos lamentadores como o mais novo recruta, em seguida falará que o objetivo dos lamentadores é fazer as pessoas acreditarem na praga, e lhe oferecerá contar a historia toda (o jogador pode dizer sim ou não).
- Caso diga sim, nas primeiras duas perguntas e não na terceira pergunta, ele lhe contará uma história, caso você escolha não nas primeiras duas perguntas e sim na terceira, ele lhe falará que precisa deixar os rumores de as ovelhas de Brumty estarem infetadas continuem vivos. Ele lhe entregará um dispositivo quebrado e uma chave manchada, Vá a sala ao lado, use a chave na porta e fale com o gnomo aprisionado para saber mais informaçoes sobre como concertar o dispositivo, já que ele é o inventor deste dispositivo.
- Use a sua pena no gnomo para lhe fazer cócegas, em seguida use os crocantes de sapo, ele irá se convencer de consertar o dispositivo em troca de 1 couro e 1 lenha mágica. Solte o gnomo e você irá automaticamente lhe entregar os itens, espere um tempo (alguns minutos) e fale com ele novamente, ele terá terminado o dispositivo concertado e irá lhe entregar (e você irá entregar os crocantes).
Obtendo munição para o dispositivo
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Itens necessários: Dispositivo Concertado, Fole de ogro, vários corantes azuis, vermelhos, verdes e amarelos.
- Vá ao banco, pegue algum método de teleporte para as Colinas de Feldip (código do anel das fadas AKS), tablete de Ardonha (se tiver) e os itens listados.
- Siga para o pântano de Feldip e com o Fole de Ogro vazio, clique no corante e em seguida no fole para encher-o com tinta. Use o Fole em algum sapo e assim você terá um sapo inflado da cor do corante, faça isso com os outros corantes até obter vários sapos inflados coloridos (munições) e assim, siga para Ardonha.
Espalhando a praga nas ovelhas
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ATENÇÃO: Esta próxima etapa da missão pode ser extremamente difícil dependendo da posição do jogador no mapa, paciência e várias munições são recomendadas.
- Vá até o local das ovelhas ao norte de Ardonha. Você deve pintar as ovelhas novamente para enganar os cidadãos de que a praga está realmente fazendo efeito.
- O que você deve fazer poderá demorar bastante e requer muita atenção:
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- Você deve examinar a ovelha do grupo e descobrir qual é a cor que está fraca nela
- Em seguida, com o sapo da cor, use-o no dispositivo, e em seguida equipe o dispositivo
- Selecione a opção dos Estilos de combate e selecione (quando estiver perto do grupo das ovelhas) a opção: "Apontar, fogo"
![O enigma do luto - parte I interface dispositivo](https://img3.wikia.nocookie.net/__cb20120505221120/runescape/pt/images/thumb/9/9c/O_enigma_do_luto_-_parte_I_interface_dispositivo.png/180px-O_enigma_do_luto_-_parte_I_interface_dispositivo.png)
Mirando uma ovelha com o dispositivo concertado.
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- Será aberta 1 interface parecida como um alvo, com as setas, mova a mira e procure a ovelha correspondente.
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- Nota: Somente será necessário disparar em uma ovelha de cada grupo, acertando 1 ovelha, o grupo todo é pintado.
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- Procure a ovelha, e quando ela estiver no centro do alvo, dispare.
- Repita o procedimento com os outros 3 grupos, lembre-se que caso erre, terá de repetir o processo de fazer um sapo com tinta.
-
- Dica: As ovelhas apenas ficam paradas uns segundos, logo é recomendável você seguir a ovelha com a mira, e assim que ela parar você dispara.
Segunda Missão
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Itens necessários: Barril de piche, saco de carvão (de preferencia cheio), métodos de teleporte para Ardonha, Rimmington e alguns espaços livres na mochila.
- Quando terminar, volte ao lamentador chefe e fale com ele. Após a conversa, ele lhe mandará outra tarefa, infectar as pessoas com o mesmo veneno que você utilizou em outra missão.
- Suba o esconderijo, e saia se espremendo pela cerca aos fundos, ao lado do túnel você verá uma maçã podre no chão, pegue-a e siga para a casa onde Elena está e fale com ela. Após toda a conversa, ela pedirá uma maçã podre, entregue-a a maçã que você possui e espere cerca de 2 minutos para Elena terminar os testes com a maçã.
![O enigma do luto - Parte I pomar](https://img4.wikia.nocookie.net/__cb20120506102837/runescape/pt/images/thumb/d/d6/O_enigma_do_luto_-_Parte_I_pomar.png/180px-O_enigma_do_luto_-_Parte_I_pomar.png)
Localização do pomar.
- Após o tempo, fale com Elena e depois da conversa ela lhe entregará uma grande peneira. Siga para o campo de treinamento em combate, e quando chegar la vá para o pomar ao oeste. Entrando no pomar, pegue um barril no chão, e use-o nas pilhas de maçãs podres no chão. Use o barril no outro barril de maçãs (o que possui uma torneira), uma pequena cena ocorrerá e você obterá 1 barril com maçãs (amassadas).
- Teleporte-se para Rimmington, vá para a casa do químico e use o seu barril de piche no destilador igualmente como você fez na
Regicídio E aqui começa a formula para nafta:
![Enigma do Luto parte1 destilador](https://img3.wikia.nocookie.net/__cb20120910150131/runescape/pt/images/thumb/0/0c/Enigma_do_Luto_parte1_destilador.jpg/180px-Enigma_do_Luto_parte1_destilador.jpg)
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- Do lado esquerdo, está a pressão contida no destilador, e no lado direito está o calor
- Sempre que você adiciona carvão, o calor aumenta, quando ele aumentar até a barra verde, vire a válvula da direita.
- Quando a pressão for para menor da barra verde (da esquerda), aperte na válvula para ela subir.
- Passando o mouse por cima, você verá o que cada válvula de cada parte faz.
- O truque é, quando a pressão chegar na área verde, deixe a válvula na parte do meio, e fique adicionando carvão para aumentar o calor, o piche será destilado nos momentos em que ambas as partes estão na área verde.
- Agora o seu barril que era do piche, virou um barril de nafta, use-o no barril de maçãs para virar uma mistura de maça e Nafta e em seguida use a peneira na mistura que foi feita, você irá obter Nafta Tóxica. Use a nafta tóxica em um fogão qualquer (em alguma casa de Rimmington) e você irá obter 2 pós tóxicos.
![Enigma Luto 1](https://img2.wikia.nocookie.net/__cb20120911190438/runescape/pt/images/thumb/1/1b/Enigma_Luto_1.png/180px-Enigma_Luto_1.png)
- Agora volte para Ardonha, e vá para Ardonha ocidental, chegando lá vá para a casa central e abra a primeira porta a esquerda. Dentro você verá alguns sacos de grãos, use 1 dos pós em um deles e siga para a igreja perto. Suba as escadas e você encontrará outros sacos de grãos, use o outro pó de toxina em 1 dos sacos.
- Volte a falar com o lamentador chefe para completar sua missão.
Missão concluída!
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Recompensas
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- 2 Pontos de missão
- 25.000 de experiência em
Condição física e
Roubo
- Acesso a Lletya
Veja Também
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- O Enigma do Luto - Parte II
Início | ![]() |
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Para membros? | ![]() |
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Dificuldade | ![]() |
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Duração | Longa 2~3 horas, dependendo da sua resistência e suprimentos. | ||
Requisitos |
Habilidades: |
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Objetos necessários |
Recomendados: |
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Inimigos |
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Considerações iniciais
- Nesta missão você deve investigar por que que o Templo da Luz está com as defesas desativadas. Alguns Lamentadores e escravos tentaram explorar sem sucesso. Por isso você deve passar por um labirinto de luz, cores e espelhos com várias etapas e necessariamente precisa ter espaços na mochila para não ter que ficar dando muitas voltas no templo. Suprimentos e equipamentos bons são recomendáveis. Você terá oportunidade de ir ao Banco um pouco após o início da missão, e depois só se quiser (não recomendado). Siga as instruções atentamente e corretamente para não ter dificuldade.
- Se você morrer, todo o progresso que fizer dentro do Templo continuará o mesmo; os itens na sua mochila (espelhos e cristais) poderão ser obtidos novamente na Alavanca, porém você perderá sua roupa de lamentador, significando que não poderá entrar novamente no esconderijo dos lamentadores sem possuir a roupa completa. (Mesmo que você tente salvar a roupa do lamentador, é necessário as 6 peças para retornar ao templo, fato que é impossível de ficar com 6 objetos mantidos na morte). Logo se você morrer, tenha consciência de que você vai demorar para voltar ao Templo, significando que perderá praticamente Todos os itens não mantidos na morte! (A única salvação é possuir mais de uma peça de cada parte da roupa do lamentador no banco). Teleporte de emergência é Extremamente recomendável se você não se sente seguro em missões perigosas com constante combate e Enigmas difíceis.
- O que torna esta missão muito conhecida pelos jogadores mais experientes não é só pelo nível de dificuldade, e sim pelo falto de existirem várias Sombras Extremamente irritantes (Nível 73) com apenas 150 pontos vitais PORÉM estão praticamente em todo o Templo da Luz e possuem uma taxa de acerto de golpes muito alta comparado ao pouco nível de combate. Dois métodos recomendáveis:
-
- Comida: Basicamente ir com armadura boa (Seja Dragônica, Catacumbas ou Bandos), para sobreviver aos ataques das sombras. Também claro, comida de boa qualidade (Tubarões ou Corvinas); ou até mesmo Preparado de Saradomin já que pode recuperar bastante vida em uma dose, aumenta o nível de defesa temporariamente (reduz as outras estatísticas), e também poderá levar em forma de Pote (6 doses). Única desvantagem é que pode custar um pouco caro. Super Excalibur é recomendado se tiver.
- Oração: Pode ser o melhor método se você tiver equipamentos excelentes, traga poções do devoto (6) e se tiver, aura da reverência também ajudará. Use anti-atrito e fique com ele ligado praticamente durante toda a missão pois, há pouquíssimos lugares seguros dentro do Templo da Luz.
- Seguidor: Novamente a Tartaruga de Guerra é recomendável para carregar mais poções para você, e também durante a travessia para a porta Azul, é recomendável tirar toda sua armadura pesada e dar para a Tartaruga, pois quanto mais pesado seu personagem, maior a chance de falhar neste obstáculo. (mais adiante será avisado quando fazer isto).
Passo a Passo
Itens necessários: Teleporte cristal, Teleporte para Ardonha, Roupa inteira do lamentador, uma corda, um pouco de comida (2~3), e alguns espaços na mochila.
- Comece a missão falando com Arianwyn em Lletya, você deve descobrir o que os lamentadores estão tramando. Um pouco antes de terminar a
O enigma do luto - Parte I, O lamentador chefe disse que logo logo lhe daria a chave para investigar o túnel recém descoberto. Então siga para Ardonha Oriental e equipe somente a roupa completa dos lamentadores, para entrar em seus esconderijo. Fale com o Lamentador Chefe para receber uma Chave Nova. Use esta chave para destravar a porta à esquerda e siga adiante.
- Ande todo o caminho para oeste (esquerda), e desvie das Feras Sombrias (nível 182), recomendável correr e usar anti-atrito, pois além de necessitarem 90
extermínio, estas feras podem dar um dano de até 174 facilmente. Não tema e continue andando direto para oeste.
- Logo chegando a entrada do Templo, você verá uma pequena cena e alguns corpos de lamentadores e escravos no chão. Vasculhe o mais perto deles para receber um círculo cromático e um diário de Edern, leia o diário e poderá jogar fora ou pegar outro se quiser.
-
- O círculo cromático serve para lhe orientar dentro do templo. A Chave da porta Tal, é a cor oposta de Tal, Logo de acordo com o círculo, para abrir a porta Magenta (Rosa) é necessário um raio de Luz Verde (chaves). Você também poderá jogar este círulo fora para obter mais espaço na mochila, já que usará um avançado e detalhado guia.
Templo da Luz
Legenda adicional das escadas:
- A escada Z é a principal de acesso do Térreo ao Primeiro andar.
- Embora T e U estejem próximas, é Extremamente aconselhável usar a escada U, pois próximo a escada T possui armadilhas que podem hitar até 40 pontos vitais. (você precisará passar por elas várias vezes, logo a Escada U é a melhor opção)
- A "escada" W, não é exatamente uma escada; é um buraco no chão que leva a um beco sem saída e adicionalmente, precisa de corda para o acesso entres os andares.
- As escadas X são praticamente gêmeas, serão usadas diversas vezes, pois é o único jeito de se chegar ao lado Norte do Segundo Andar.
- A escada V Leva a um caminho sem saída no Segundo Andar, Porém será usada diversas vezes para guiar o caminho da Luz.
- A escada Y só será usada no final da missão.
- Obs: Todas as letras e códigos usados neste mapa são puramente exemplificativas, não existem durante a missão!
- Alavanca coletora possui algumas funções importantes:
-
- Coletar: Isso faz com que resete todos os espelhos e cristais do templo. Eles irão ficar armazenados na própria alavanca para que você retire-os depois.
- Retirar Espelhos: Aqui funciona como uma espécie de reserva de espelhos. Você poderá retirar quantos espelhos quiser. Caso esteje com a mochila muito cheia, já que funciona como uma "reserva", você poderá retirar um espelho de cada vez até acabar todos. (não muito recomendável, pois terá que ficar voltando o tempo todo).
- Retirar Cristais: A mesma coisa com os espelhos, funciona como uma reserva para guardar os cristais. (Serão 5 Cristais durante esta missão) (O cristal escurecido/um cristal recém criado Não pode ser armazenado aqui!).
Cristal Escurecido
- Suba a escada Z e caminhe sul e depois oeste, procure pela escada W, você verá uma pequena sala com um buraco no meio. Use a sua corda na pedra para ativar a passagem ao térreo. (Não é necessário descer, serve somente para liberar espaço na mochila).
- Agora vá mais ao sul e vire a Leste e suba a escada U (Escada de mão, próxima a parede), và a nordeste, desça X ande norte e suba a outra escada X, vire Leste e siga até o final, você verá um Cristal Escurecido ao sul, vasculhe-o e retire um Fragmento do Cristal. Teleporte-se para Lletya
- Fale com Arainwyn e reporte suas descobertas. Ele chamará Eluned e entregue o Fragmento do Cristal para ela. Elá encantará transformando em um Cristal recém criado.
- Use o banco de Lletya ou siga para Ardonha e use o banco de lá. Você deve agora re-estocar com seus suprimentos, (lembre-se de deixar pelo menos 5 espaços na mochila), traga também o Talismã da Morte e siga de volta ao Templo da Luz no esconderijo dos Lamentadores (Relembre-se de equipar somente o disfarçe de lamentador).
Começando o desafio
Porta Azul
Itens Recomendados: 5 Espaços Livres
- Começe subindo a escada Z e vire leste. Puxe a Alavanca para receber 4 Espelhos de mão e um cristal amarelo.
- Coloque o primeiro espelho logo ao lado (indicado pela figura como número 1). Repare que a luz virá do andar de baixo, aperte girar espelho até que a Luz aponte para o Norte (Base superior deve ser maior que a base inferior no desenho do espelho).
- Vá norte (número 2), coloque o espelho e aponte para oeste.
- Vá oeste (número 3), coloque o espelho e aponte para Sul.
- Vá sul (número 4), coloque o Cristal Amarelo (perceba que, a luz continuará seguindo para Sul e se tornará Amarela)
- Ande mais ao sul (número 5), coloque o espelho e aponte para a leste.
-
- Atenção agora! Você deverá cruzar uma parede que é muito fácil de falhar mesmo em níveis altos de agilidade, deposite sua armadura de combate no seu seguidor para que você fique mais "leve", facilitando sua passagem.(Você deverá fazer isso mais outra vez nesta missão). Lembre-se que você ainda deverá voltar, então deixe seus equipamentos mais pesados no seu seguidor para ir e voltar com sucesso.
- Atravesse a parede se pendurando até o outro lado. Você verá a porta com borda Azul e a Luz amarela encostando na porta. Atravesse a porta Azul, abra e Vasculhe o Primeiro Baú (Letra A no mapa). Você receberá mais 2 espelhos e um Cristal Ciano (Azul claro).
- Pequena Explicação: A luz amarela serviu de chave para a porta, já que a cor amarela é a oposta a azul de acordo com o círculo cromático. Repare também que esta pequena sala que você entrou possui duas portas azuis e uma delas (a do norte) não é possível atravessar, já que não possui a Luz amarela acionando-a. Você perceberá como abrir as outras portas mais adiante.
Porta Magenta
Itens Recomendados: 8 espaços Livres. Lembre-se que não necessariamente você precise dos 8 espaços livres, você poderá deixar alguns espelhos "armazenados" na alavanca e depois buscar-los, porém irá andar e demorar mais). Se for seguir este caso, Cuidado ao puxar a alavanca! se apertar "Coletar", você irá Resetar todo o progresso feito! Terá que apertar "Retirar".
- Volte, puxe a alavanca e colete todos os itens. Coloque um espelho em 1 e aponte ao Norte.
- Vá a 2, coloque um espelho e aponte para a oeste.
- Vá a 3, coloque o cristal amarelo, refletindo a luz amarela mais a oeste.
- Vá a 4, coloque um espelho e aponte para o norte.
- Vá a 5, coloque um espelho e aponte para Leste.
- Vá a 6, coloque o cristal ciano. A fusão dos dois raios de luz se transformará em Verde. Abrindo então a porta Magenta à Leste.
- Siga para a porta Magenta e abra o Baú B, você receberá mais dois espelhos.
Porta Ciano
Itens recomendados: 10 Espaços na Mochila.
- Volte tudo, puxe a alavanca e colete todos os itens, coloque o primeiro espelho ao lado (número 1) refletindo ao norte.
- Vá para 2, coloque o espelho e reflita a Luz para Baixo (o desenho do espelho deve estar com a base inferior maior que a base superior).
-
- Antes de descer as escadas, Vá para o local 6 e coloque o cristal amarelo.
- Suba a Escada ao lado do pilar e coloque um espelho no pilar da figura 7 apontando a "Luz" para a Oeste. Repare que ainda não há luz. Você irá fazer isto depois. (O lado esquerdo do espelho deve estar maior que o lado direito no desenho).
- Desça pela mesma escada de que veio, e desça novamente em direção ao Térreo pela escada Z (Olhe o mapa geral mais ao topo).
- Vá norte na figura 3, você perceberá uma luz vindo de cima. Coloque um espelho apontando para a Oeste. (o desenho do deve estar com a lateral direita maior do que a lateral esquerda).
- Ande a oeste na figura 4, coloque o espelho e aponte a Luz para o Norte.
- Perceba que não é possível chegar à figura 5 tão facilmente. Terá que dar a volta indo mais à oeste e contornando até chegar a figura 5. Chegando, coloque um espelho apontando a Luz para cima. (o desenho do deve estar com a lateral direita maior do que a lateral esquerda).
- Agora Volte para o primeiro andar pela mesma escada principal (Escada Z), e depois vá ao Sul subindo a escada U, siga norte e depois oeste indo ao centro, desça a escada X, e suba-a a logo na frente. Vire oeste num estreito caminho (uma pequena armadilha lhe prenderá), continue seguindo e vá ao norte para a figura 8.
-
- Perceba que este pilar estará recebendo uma Luz vermelha, devido ao fato de que mais a Leste possui um cristal Magenta (já existente). A luz Amarela que antes no numero 7 se fundiu com este cristal Magenta formando uma Luz vermelha.
- Coloque um espelho neste pilar 8 e aponte para o sul.
- Ande até a extremidade sudoeste do templo (figura 9), coloque o último espelho de mão apontando para o sul (o desenho do espelho tem que estar com a base superior maior do que a inferior).
- Volte tudo até o térreo. (melhor caminho é indo um pouco ao norte e virar a direita e continuar seguindo este caminho até descer pela escada U ao sul).
- No Primeiro andar, vá um pouco a oeste e norte, entre pela passagem W (aquela mesma entrada que você colocou uma corda no início da missão).
- Continue seguindo no térreo até entrar pela porta ciano. Perceba que dentro desta porta já possuía um espelho que apontava para o norte, facilitando a sua entrada. Abra o baú e você receberá um cristal Azul.
- NÃO PUXE A ALAVANCA AINDA!
- Vá para o pilar onde você coloca o cristal amarelo durante a última etapa ( lado norte da pista do meio). Retire o cristal amarelo, e substituí-lo com o cristal ciano. Agora você deve ver uma luz ciano subindo. O espelho que você colocou acima deste pilar durante a última etapa vai refletir a luz a oeste , como antes. No entanto, neste momento, uma luz azul estará indo para o oeste. Comece a correr para o sul. Quando você chegar a parede sul , suba a escada. Então vá para o norte até que você pode, tão longe como você pode, e todo o caminho para o canto noroeste. Gire o espelho neste pilar para refletir a luz para baixo ( o espelho vai parecer que ele está apontando a leste , com a parte mais larga do lado da direita) Vá para o andar inferior (use a escada sul para baixo, e em seguida, as escadas perto do coletor de cristal, não o quarto com a corda ) . No canto noroeste , passe pela porta amarela , gire o espelho sul e passe pela porta, Vá para o sul então para o leste , em seguida, vá abrir o baú para pegar mais 2 espelhos e o primeiro cristal fraturado.